CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015

Em 28 de Fevereiro de 2015, este sĆ”bado, acontecerĆ” na Skate Plaza do Tatu Skate Park o CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015 realizado pela ConfederaĆ§Ć£o Brasileira de Skate (CBSk) junto com a Adding Sports & Entertainment com apresentaĆ§Ć£o da Casa & VĆ­deo e Prefeitura do Rio de Janeiro atravĆ©s da AdministraĆ§Ć£o do Parque de Madureira.

O Tatu Skate Park estĆ” localizado dentro do Parque de Madureira, situado na Rua Soares Caldeira, 115, Madureira, Rio de Janeiro (RJ), ao lado do Madureira Shopping e prĆ³ximo Ć  EstaĆ§Ć£o de Trem de Madureira.

O Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2015 Ć© a mais democrĆ”tica competiĆ§Ć£o das categorias de base do Street Skate do Brasil porque Ć© um das raras oportunidades de alguns dos melhores skatistas de Estados longe dos grandes centros do Mercado do Skate ter chance de tornarem campeƵes brasileiros e conseguirem visibilidade em sua prĆ³pria regiĆ£o.

Por causa disto Ć© a Ćŗnica forma das prefeituras municipais ou governos estaduais financiarem a ida de skatistas para competir num campeonato fora de sua regiĆ£o e assim estabelecer um saudĆ”vel intercĆ¢mbio com praticantes de outros Estados.

Com uma boa colocaĆ§Ć£o no Bras. Street Skate Amador um skatista amazonense, baiano, capixaba, cearense, paraibano ou potiguar, por exemplos, consegue destaque na imprensa nĆ£o especializada no seu Estado, Bolsa Atleta municipal ou estadual alĆ©m de novos patrocinadores, torna-se Ć­dolo e incentiva toda uma geraĆ§Ć£o de skatistas locais, ajudando no desenvolvimento do Skate em todo territĆ³rio nacional.

Talvez para skatistas cariocas, catarinenses, gaĆŗchos, mineiros, paranaenses e paulistas possuidores de patrocĆ­nios da IndĆŗstria do Skate nacional isto nĆ£o tenha tanto peso, entretanto para a maioria dos praticantes pelo paĆ­s onde acontece apenas apoio de pequenas skates shops pode ser a diferenƧa de ter um futuro como skatista profissional ou simplesmente continuar podendo praticar o que tanto gosta, Skate, nĆ£o precisando deixar este estilo de vida/esporte para trabalhar em outra atividade consumidora de todo seu tempo.

REGULAMENTO

Equipamento de ProteĆ§Ć£o

SerĆ” obrigatĆ³ria a utilizaĆ§Ć£o de capacete seja durante o Bras. Street Amador 2015 ou em quaisquer sessƵes na Skate Plaza antes do torneio, jĆ” que Ć© exigĆŖncia diĆ”ria da administraĆ§Ć£o do local.
Os demais equipamentos de proteĆ§Ć£o sĆ£o recomendados, porĆ©m nĆ£o exigidos.

Treinos livres

HaverĆ” 90 minutos de treinos livres, isto Ć©, todos os inscritos ao mesmo tempo sem divisĆ£o por baterias ou categorias.
O acesso Ć  Skate Plaza do Tatu Skate Park para treinamentos serĆ” permitido apenas apĆ³s o credenciamento do participante que serĆ” identificado por pulseiras da CBSk.

Aquecimentos e CompetiƧƵes

Em cada bateria os inscritos aquecerĆ£o 10 minutos e terĆ£o direito a 10 minutos de sessĆ£o na Ć”rea toda.
Especialmente para os finalistas amadores 1 haverĆ” 15 minutos de sessĆ£o na Ć”rea toda.

EliminatĆ³rias

Nas EliminatĆ³rias das categorias Iniciante e Amador 1 existirĆ£o baterias formadas por 07 a 09 skatistas em cada.

Finais

Para as categorias Feminino 1 e Feminino 2 nĆ£o haverĆ” EliminatĆ³rias, sendo Final direta independente da quantidade de inscritas.
Caso a Iniciante e Amador 1 tiverem menos de 14 inscritos nĆ£o terĆ£o Final tambĆ©m.
Na Iniciante classificarĆ£o para a Final os 06 melhores das EliminatĆ³rias.
Para a categoria Amador 1 participarĆ£o os 08 primeiros colocados das EliminatĆ³rias.

Formato de Disputa

Em todas as baterias, de todas as fases e em todas as categorias serĆ” utilizado o formato de Linha.
Neste formato os participantes de uma bateria executam uma manobra e caso acerte poderĆ” tentar mais uma na sequencia, passando a vez para o prĆ³ximo competidor conforme a ordem da bateria, independente de acertar ou errar sua segunda manobra.
Caso erre na primeira tentativa, serĆ” a vez do prĆ³ximo competidor conforme a ordem da bateria.
Chegando ao Ćŗltimo skatista da bateria, volta-se para o primeiro da lista e seguindo desta forma atĆ© acabar o tempo da bateria.
Caso o tempo acabe e algum participante ainda nĆ£o executou sua Ćŗltima tentativa, terĆ” direito a fazĆŖ-la afim que todos tenham o mesmo nĆŗmero de tentativas.

Julgamento

SerĆ£o 03 juĆ­zes do Quadro de Ɓrbitros da CBSk dando notas de 0 a 100 para cada participante de acordo com o grau de dificuldade das manobras, variedade das manobras, extensĆ£o das manobras, estilo, seqĆ¼ĆŖncia, utilizaĆ§Ć£o da Ć”rea de competiĆ§Ć£o e velocidade.
SerĆ£o somadas as notas de todos os juĆ­zes para aquele skatista a fim de serem comparadas com os demais competidores da categoria numa determinada fase.

Best Trick Qix

A Qix convidarĆ” somente os 10 primeiros colocados das EliminatĆ³rias da Amador 1 para um Best Trick a ser realizado imediatamente apĆ³s o encerramento da Final da Amador 1 com vinte minutos de duraĆ§Ć£o, sendo os juĆ­zes desta prova especial os skatistas profissionais da Qix MaurĆ­cio Nava e Willian Damascena.

Cronograma

Para se prevenir da possibilidade de chuvas, o evento terĆ” todas as fases de competiĆ§Ć£o no sĆ”bado, 28 de Fevereiro, a fim de garantir os resultados de todas categorias:

10:00 hs – Treinos livres
11:30 hs – 1ĀŖ Bateria Elim. Iniciante
11:55 hs – 2ĀŖ Bateria Elim. Iniciante
12:20 hs – 3ĀŖ Bateria Elim. Iniciante
12:45 hs – 4ĀŖ Bateria Elim. Iniciante
13:10 hs – 1ĀŖ Bateria Elim. Amador 1
13:35 hs – 2ĀŖ Bateria Elim. Amador 1
14:00 hs – 3ĀŖ Bateria Elim. Amador 1
14:25 hs – 4ĀŖ Bateria Elim. Amador 1
14:50 hs – Final Feminino 2
15:25 hs – Final Feminino 1
16:00 hs – Final Iniciantes
16:30 hs – Final Amador 1
17:15 hs – Best Trick Qix
17:40 hs – PremiaĆ§Ć£o

ATENƇƃO: Caso nĆ£o seja possĆ­vel cumprir pelo menos todas EliminatĆ³rias mais as Finais da Feminino 1 e Feminino 2 no SĆ”bado, as faltantes serĆ£o realizadas no Domingo. Com previsƵes de condiƧƵes meteorolĆ³gicas desfavorĆ”veis a CBSk reserva ao direito de alterar o cronograma para garantir a realizaĆ§Ć£o do mĆ”ximo de fases, inclusive adiantando os horĆ”rios o que serĆ” comunicado aos chefes de cada delegaĆ§Ć£o participante o mais rĆ”pido possĆ­vel.

Participantes

Somente poderĆ£o participar em todas categorias do Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2015 os 03 primeiros lugares dos rankings 2014 do Amador 1, Iniciante, Feminino 1 e Feminino 2 do Circ. GaĆŗcho (RS), Circ. Magdalena Arce Daou (AM), Circ. Mineiro (MG), Circ. Paraibano (PB), Circ. Paranaense (PR), Circ. Paulista (SP), Copa Bahia (BA), Ranking FASERJ (RJ), Reis do Palco (ES) e TaƧa Santa Catarina (SC).
Em caso de impossibilidade de algum dos 03 primeiros destes circuitos nĆ£o poderem participar ou mesmo estarem classificados por mais de um circuito, sua vaga nĆ£o serĆ” repassada ao 4° colocado ou demais competidores de determinado circuito.
Somente devido Ć s profissionalizaƧƵes de Bruno Kabelo (PR), Igor Smith (SP) e RogĆ©rio Chipanzinho (MG), todos entre os 03 primeiros lugares dos circuitos do seu Estado, excepcionalmente serĆ£o convocados os quartos classificados do Circ. Paranaense 2014, Circ. Paulista 2014 e Circ. Mineiro 2014 conforme Rankings fornecidos pela Fed. do ParanĆ” de Skate, Fed. Paulista de Skate e Fed. Mineira de Esportes Radicais, respectivamente.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015

RealizaĆ§Ć£o: ConfederaĆ§Ć£o Brasileira de Skate (CBSk) e Adding Sports & Entertainment

ApresentaĆ§Ć£o: Casa & VĆ­deo e Prefeitura do Rio de Janeiro atravĆ©s do Parque de Madureira.

Parceria: AssociaĆ§Ć£o Capixaba de Skate (ACSK), AssociaĆ§Ć£o de Skate da ParaĆ­ba (ASKTPB), FederaĆ§Ć£o Amazonense de Skate Street e Vertical (FASV), FederaĆ§Ć£o Catarinense de Skate (FCSKT), FederaĆ§Ć£o Mineira de Esportes Radicais (FMER), FederaĆ§Ć£o de Skate do ParanĆ” (FSP), FederaĆ§Ć£o de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), FederaĆ§Ć£o de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ), FederaĆ§Ć£o GaĆŗcha de Skate (FGSKT) e FederaĆ§Ć£o Paulista de Skate (FPS).

Apoio: Qix e Red Bull

MĆ­dia: Campeonatosdeskate, CemporcentoSkate, Pense Skate, Skate na Web e Tribo Skate


ColaboraĆ§Ć£o: Arnette, Fat's Wood, Gold Rail, Hagil, Liga Trucks, New Era, New Skate, Urgh e Vertical